Qual é o meu IP?

O que é o Endereço IP?
IP (Internet Protocol) ou Protocolo Sobre Internet. É um mecanismo de endereçamento uniforme que possibilita a comunicação entre dispositivos de uma rede ou de redes distintas, onde cada dispositivo possui um endereço único de identificação que o permite enviar e receber pacotes de dados.
IP é o formato padrão para transmissão de qualquer tipo de dado na internet ou em redes locais, cabeadas ou sem fio, onde todo e qualquer computador produzido hoje em dia vem equipado com um adaptador de rede IP. Além disso, possui arquitetura aberta e independente, dispensando qualquer tipo de interface ou aplicação proprietária.
Com a popularização e a consolidação do protocolo IP como padrão para comunicação de dados, outras indústrias passaram a adotá-lo na modernização de seus sistemas e produtos, tornando sua utilização não mais restrita às redes de computadores. Um exemplo disso são as empresas de telefonia que estão abandonando seus tradicionais sistemas chaveados e os substituindo pelo modelo de voz sobre IP (VoIP – Voice Over IP), tanto em aplicações corporativas quanto em serviços pessoais para o consumidor final. Outro exemplo são as emissoras de rádio e televisão que, após a migração para os sistemas digitais, demonstram uma tendência de utilização de redes IP para distribuição de seu conteúdo multimídia.
Assim como o computador pessoal tornou-se a plataforma padrão para as mais diversas aplicações pessoais e profissionais, com velocidade, poder de processamento e custo altamente benéficos, o protocolo IP tem se tornado o formato padrão para transporte de quaisquer tipos de dados.